Curso Técnico
Uma aventura para além do instrumento!
Proposta
O curso técnico atende aos estudantes que já possuem domínio intermediário em seu respectivo instrumento e buscam se aprofundar nas diversas áreas da música, desenvolvendo uma visão mais holística dessa arte.
Para tal, o aluno deverá cumprir ao longo de 3 anos 7 disciplinas que darão subsídios essenciais para que ele se aprimore em seu instrumento principal e desenvolva um pensamento crítico em relação à música.

Para quem é?
O curso técnico atende aos estudantes que buscam se profissionalizar, aprofundar seus conhecimentos ou então, caso seja de interesse, se preparar para as provas de habilidades específicas dos vestibulares de música das maiores universidades do país. É uma experiência para quem busca um refino maior no som que produz.
Requisitos e Admissão
O aluno já deve ter domínio razoável em seu respectivo instrumento, devendo realizar uma prova que ateste seus conhecimentos e ocorre ao final do ano. Além disso, é necessário já ter concluído o Ensino Fundamental.
São realizadas, anualmente, provas de classificação na escola, de novembro à janeiro. Elas são compostas por uma entrevista, na qual será avaliada as motivações do música em estudar com a gente, e por uma prova prática, que nivelará o estudante capaz de acompanhar o curso. Para mais informações, entre em contato conosco!
Paralelamente ao curso, o aluno deverá estar realizando aulas de instrumento, as quais podem ser com um professor de fora ou do próprio IGC. Tais aulas são obrigatórias e contam como uma disciplina regular da grade, sendo necessária a realização de provas bimestrais.

Disciplinas
1
História da Música
Estudo dos principais períodos, estilos, compositores e suas características, desde o período medieval até a música contemporânea.
2
Análise Harmônica
Estudo crítico de como a melodia e a harmonia se entrelaçam e se encadeiam de modo a compreender sentido e função das notas e acordes musicais.
3
Coral
Reconhecimento e aprimoramento da própria voz, trabalhando-a em conjunto de acordo com o respectivo naipa do aluno, além de um aprendizado básico da regência.
4
Percepção Rítmica
Aprendizado e prática dos variados tempos musicais e de encadeamentos rítmicos mais complexos por meio de solfejos e ditados rítmicos e melódicos.
5
Música de Câmara
Proporcionar ao aluno a experiência de tocar em conjunto, desenvolvendo habilidades relacionadas ao seu papel individual dentro de um todo musical maior e mais complexo.
6
Estruturação Musical
Compreensão dos conceitos teóricos fundamentais envolvidos no fazer musical e em sua construção.
7
Instrumento
Aplicar e relacionar os conhecimentos aprendidos nas demais disciplinas com o instrumento principal do estudante, refinando a musicalidade de sua execução.

Aderindo ao curso, o aluno ganha
1) Uma vez concluído o curso, direito à Carteira de Música da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e recebimento de diploma reconhecido pelo MEC para atuar enquanto profissional ou educador da música;
2) Caso desejado por ele, suporte para a preparação de concursos, festivas, provas e vestibulares do país;
3) Acesso à nossa biblioteca musical para consulta. Nosso acervo vai desde edições importadas até partituras raras e históricas que contam com anotações de grandes mestres brasileiros, como João Carlos Martins;
4) Apresentações anuais em nosso auditório, a Sala Gilberto Tinetti, para que possa desenvolver habilidades para lidar com plateia e se apresentar em público;
5) Acesso às nossas salas de aula para estudo, equipadas com ar-condicionado e com instrumentos de ponta que são periodicamente afinados, mediante agendamento prévio e disponibilidade.


Parte de nosso acervo musical, 2022.
Nosso time de professores

História da Música

Estruturação musical

Análise Harmônica e Coral

Percepção rítmica e preparadora vocal

Pianista acompanhador