top of page

Piano

Ulisses Vicente Dumalakas

Pianista e historiador da música

0412 Noite de Gala da Musica Erudita 25-09-2022.jpg

É natural de Jundiaí e possui bacharel em piano pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, além de ter complementado sua formação com com cursos de recitalistas (FAAM) e aperfeiçoamento pianístico (Conservatório Musical de Campinas). Estudante, professor, recitalista, concertista e empresário musical, Ulisses atua no ramo da música há 50 anos, tendo iniciado quando era bem pequeno, aos 5 anos. Segundo ele, o principal destaque da sua carreira foi o recital que realizou no Museu Republicano da USP, em Itu, televisionado ao vivo pela TV Convenção, filiada à TV Globo, com um número de aproximadamente 220 mil telespectadores. Entre os muitos teatros que se apresentou, vale destacar o auditório Mozarteum, em São Paulo, o Teatro Polytheama (Jundiaí), o Teatro Castro Mendes (Campinas) e a sala do MUBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia).

Segundo Dumalakas, seus principais mestres foram Nayr Guelli, professora decisiva no afloramento da música em Jundiaí, Olga Normanha, fundadora da primeira escola de artes de Campinas, o Conservatório Musical de Campinas, e aluna de um dos maiores compositores do país, Francisco Mignone. Além disso, nos últimos anos, Gilberto Tinetti, talvez um dos maiores nomes do piano brasileiro, vencedor de inúmeros nacionais e internacionais, como o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, na Áustria, e ex-apresentador do consagrado programa Pianíssimo, na Cultura FM, foi professor de Dumalakas. Ulisses coloca a música como uma forma despertar sua sensibilidade e capacidade de criação.

Ingrid Esteves Soeiro Ribeiro

Pianista e regente

IMG-20220809-WA0019.jpg

Ingrid Ribeiro possui bacharelado em piano e regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Mauricy Martim, doutor em piano pela Boston University, e Carlos Fiorini, regente e diretor artístico da Orquestra e Coro do Departamento da Música da UNICAMP. e se dedica ao mundo da música há cerca de 34 anos. Nesses 34 anos que se dedicou à música, Ingrid explorou diversas áreas desta, cursando também uma especialização em Musicoterapia no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pelo Centro Benezon de Musicoterapia. Segundo ela, os principais destaques de sua carreira, enquanto pianista, são os muitos concursos de piano que participou e sua atuação na montagem do espetáculo Sítio do Pica Pau Amarelo. Enquanto regente, por outro lado, participou do Festival Gran Finale (festival nacional de corais infantis). 

 

Entre as salas que estudou, ela destaca o auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Teatro São Pedro (São Paulo) e o Theatro Municipal de São Paulo. Ela conta que o que a levou a estudar música foi uma apresentação no Gomes Cardim há muitos anos atrás, ficando maravilhada com o universo musical que desacortiou em sua frente ao ver os alunos de Ulisses Dumalakas, diretor e professor do Gomes Cardim, tocando. Ingrid define a música como “liberdade”, além de considerar que ela é uma forma de movimento, cura, força, leveza e equilíbrio de opostos.

Recentemente, Ingrid, além de ser destaque enquanto professora da escola, reforça sua especialização em piano popular com ênfase em Jazz e Improvisação, além de sua formação em Yoga com certificação pelo Yoga Alliance, algo que ela considera que favorece e amplia o olhar técnico e postural do aluno de música.

Gabriel Lopes Brandão

Pianista

_MG_4587 (1).jpg

Nascido em Jundiaí, Gabriel Lopes Brandão é bacharel em piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Luciana Sayure, vencedora de diversos concursos de piano internacionais, como no I Concurso Nacional de Piano Arthur Moreira Lima e no I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez. Foi monitor, durante 4 anos, do Laboratório de Piano USP, colaborando com a organização de eventos e em projetos de extensão universitária. Já participou de diversas masterclasses com importantíssimos nomes do piano brasileiro, como Eduardo Monteiro, Maria Lacorte, Alexandre Tharaud e Gilberto Tinetti. Em 2018, Gabriel obteve o primeiro lugar no 27º Concurso de Piano Souza Lima e, em 2020, foi finalista do Concurso Gilberto Tinetti e do Concurso Guiomar Novaes. Em 2021, atuou como solista junto à Banda Sinfônica Henriques Marques (Limeira-SP), tocando o Concerto para Piano n.1, de Keith Emerson.

 

Para Gabriel, o que o levou a seguir a carreira musical foi o contato muito profundo com o estudo do piano e com professores maravilhosos que teve em 2016, na Oficina de Piano da USP. Estuda música há 10 anos e já tocou em salas como o MUBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia, SP), Teatro Vitória e Teatro Polytheama. Seus principais mestres foram Sayure (USP) e Ulisses Dumalakas, atual professor e diretor da escola. Segundo Gabriel, a música tem a ver com a expressão de sentimentos e emoções que muitas vezes são difíceis de escrever em palavras.

Atualmente, Gabriel destaca seu recital de piano solo na Série Jovens Talentos da loja Aronne Pianos, em São Paulo, como um de seus principais feitos. Não obstante, em 2024 ele deu início a um mestrado em Performance pela ECA-USP sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro, tendo como tema de pesquisa Chopin. Por fim, além de ser destaque como professor do IGC, ele também colabora no Coral Divino em Canto (regência de Claudia de Queiroz) e no Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças (regência de Vastí Atique).

FAÇA A MÚSICA ACONTECER!

Group 52.png
Group 52.png
Group 52.png
bottom of page