O Instituto
Propagando a música para todos
Quem somos nós?
O Instituto Gomes Cardim (IGC) tem como objetivo propagar música e cultura para o maior número de pessoas possível, tanto para estudantes iniciantes quanto de nível avançado. Com quase 90 anos de tradição e reconhecimento, o conservatório permite que o aluno se aventure pelo vasto mundo da música, transformando a forma como ele se relaciona com a arte e possibilitando que atinja o máximo de seu potencial.
Até então, a escola tem desempenhado um papel crucial na revelação de talentos, em projetos sociais e na qualidade do som produzido em Jundiaí e região, bem como na formação de alguns dos mais renomados nomes da música dessas localidades. O Gomes Cardim é o ambiente ideal para quem busca excelência e profissionalismo no ensino musical.

Fachada da escola na Av. Henrique Andrés, 90.
Nossos valores

Excelência
Tradição
Profissionalismo


Nossos compromissos
O Gomes Cardim se compromete com o apoio de alunos talentosos e dedicados, criando condições para que suas habilidades floresçam. É uma instituição que procura dar oportunidade de estudo para aqueles que almejam e trabalham para se tornarem grandes músicos.
Assim como nossa fundadora, Catarina Englesse, idealizamos que a música alcance o maior número de pessoas possível, rompendo com as barreiras que ela pode encontrar neste caminho. Acreditamos numa música que seja democrática, inspirando e tocando a todos.
Além disso, já atuamos em diversos projetos sociais e culturais na cidade de Jundiaí. Atualmente, vale destacar nossa Camerata Musical, regida por Felipe Gadioli e em parceria com alguns membros da loja maçônica Filhos do Sol, sob direção de Oscar Simões e nosso diretor, Ulisses Dumalakas. Nela, os músicos podem, sem custo nenhum, ter a experiência de tocar numa orquestra e participar de ensaios, desenvolvendo suas habilidades enquanto músicos de câmara, além de se apresentar em importantes salas da cidade, como o Theatro Polytheama.
Gestão e Direção Musical
Atualmente, o IGC é coordenado por Ulisses Vicente Dumalakas, professor de piano há mais de 30 anos. Dumalakas adquiriu a escola em 2002 e, desde então, vem trabalhado para que ela mantenha seu padrão de excelência. Formou-se em música pela Mozarteum de São Paulo, já tendo tocado em grandes teatros do Brasil.
Além de trabalhar com música, Ulisses também é historiador, lecionando História em escolas do Estado e História da Música em nosso curso técnico. Hoje, também atua como coordenador da área de humanas numa escola estadual. Já tendo acumulado centenas de alunos de piano em sua trajetória, Dumalakas desempenha um papel crucial para o desenvolvimento e propagação da música com qualidade no cenário jundiaiense.
Ocupa boa parte de seu tempo dirigindo a escola e supervisionando estudantes de nível intermediário e avançado em nosso curso técnico e de aperfeiçoamento, respectivamente.


Ulisses Vicente Dumalakas.
Metodologia
O aluno e o músico
Nossa metodologia de trabalho é inspirada no programa do renomado Conservatório de Paris. Entendemos que um Músico passa necessariamente por uma sólida formação teórica, técnica-instrumental e interpretativa. Com esses pilares bem construídos, espera-se que o aluno seja capaz de executar qualquer música de qualquer estilo e épica que desejar.
Mais do que limitar nossos alunos à reprodução mecânica e automática de teclas, notas e sons, buscamos que nossos estudantes compreendam o sentido, contexto e intenção do compositor e deles mesmos ao buscarem aquele repertório. Uma vez que isso estiver bem elaborado, a música acontecerá, de fato.


Um de nossos alunos, Nicolas, nos palcos do Polytheama.
O aluno e o professor
Com relação ao aluno, esperamos que esteja comprometido com um estudo constante, não ficando longos períodos sem praticar o instrumento. No nosso entendimento, a evolução musical de qualquer pode acontecer quando se dá, com regularidade, um passo de cada vez. Para isso, nossos professores auxiliam cada estudante a traçar metas semanais que estejam de acordo com o nível de cada um.
Além disso, buscamos que nossos alunos desenvolvam uma autocriticidade em relação ao que estão tocando. A ideia é que eles se tornem independentes quanto à musicalidade e à técnica, não ficando reféns do professor a todo momento, além de escutarem a própria voz.
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Dessa forma, o professor é um guia experiente que possui o papel de compartilhar sua experiência e conhecimento de modo que o aluno floresça enquanto músico de maneira mais inteligente e eficaz. É também amigo e mestre, acompanhando o pupilo em sua aventura pelo vasto e apaixonante mundo da música.

